segunda-feira, 20 de julho de 2009

Câncer de pulmão

Câncer de pulmão (português brasileiro) ou cancro do pulmão (português europeu) é a expansão e transformação maligna do tecido pulmonar. É o tipo mais letal de câncer/cancro no mundo todo, responsável por 1,2 milhões de mortes anualmente. É causado principalmente pelo hábito de fumar cigarro, e afeta homens predominantemente, mas o número de câncer de pulmão em mulheres vem aumentando em decorrência do aumento do tabagismo.[1] Entretanto, algumas pessoas que nunca fumaram sofrem de câncer de pulmão.
Pesquisas atuais indicam que o fator com o maior impacto no risco de se ter um câncer de pulmão é a exposição a longo prazo de carcinógenos. O termo carcinógeno refere-se a qualquer forma de substância ou radiação que é um agente que promove ou tem envolvimento directo com a facilitação do câncer ou instabilidade genômica devido à destruição das mudanças metabólicas celulares. O meio mais comum de exposição aos carcinógenos é o tabagismo.
O tratamento dependem do tipo do câncer, o estágio ou estadio (grau de dispersão), entre outros fatores. Os tratamentos incluem cirurgia, quimioterapia e terapia radioativa entre outros.
Classificação
Frequência dos tipos histológicos de câncer de pulmão
Tipo histológico
Frequência (%)
Carcinoma de não-pequenas células
80,4
Carcinoma de pequenas células
16,8
Carcinóide[2]
0,8
Sarcoma[3]
0,1
Câncer de pulmão não-especificado
1,9
Classificação histológica dos carcinomas brônquicos de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS):
Carcinoma de pequenas células
Carcinoma de não-pequenas células
Carcinoma epidermóide
Adenocarcinoma
Carcinoma de grandes células

[editar] Causas
As principais causas de câncer de pulmão incluem carcinógenos (como os presentes na fumaça do tabaco), radiação ionizante e infecção viral. A exposição causa mudanças cumulativas no DNA do tecido que recobre os brônquios dos pulmões (o epitélio brônquico). Quanto mais o tecido é lesionado, maior a hipótese de desenvolvimento do câncer.

[editar] Tabagismo

A incidência do câncer de pulmão está altamente correlacionada com o tabagismo
O tabagismo, especialmente o de cigarros, é de longe o maior fator contribuinte para o câncer de pulmão.[4] Nos países desenvolvidos, quase 90% das mortes por câncer de pulmão são causadas pelo tabagismo.

[editar] Sinais e sintomas
Os sintomas que sugerem o câncer de pulmão incluem:
Falta de ar,
Tosse com sangue
Tosse crônica,
Chiado no peito,
Dor no peito ou no abdômen,
Dor na columa vertebral (região dorsal),
Perda de peso, fadiga e perda de apetite,
Disfonia - disfonia representa qualquer dificuldade na emissão vocal que impeça a produção natural da voz,
Hipocratismo digital - é um sinal caracterizado pelo aumento das falanges distais dos dedos e unhas da mão que está associada a diversas doenças, a maioria cardíacas e pulmonares (incomum),
Dificuldade em engolir.
Febre
Cor da pele torna a ser mais amarelada.

[editar] Tratamento
O tratamento para o câncer de pulmão depende do tipo celular específico do câncer, o quanto ele se espalhou e o estado do paciente. Os principais tratamentos incluem cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário