sábado, 18 de julho de 2009

Ceratoacantoma

O que é?
Lesão tumoral de crescimento rápido que se assemelha ao carcinoma espinocelular, devendo ser deste diferenciado. Em geral, evolui espontaneamente para a regressão e tende a acometer mais os homens após 40-50 anos de idade.
Manifestações clínicas
A maioria das lesões aparece na face ou membros superiores. Forma uma lesão elevada, de bordas lisas e cor rósea com o centro ocupado por uma massa crostosa, endurecida. O aspecto lembra um vulcão. O seu crescimento é rápido e, em dois meses, pode crescer bastante .
Apesar de pouco frequente, existe uma forma múltipla do ceratoacantoma, quando várias lesões surgem ao mesmo tempo.

Tratamento
Apesar da possibilidade de regressão espontânea em alguns meses, devido à sua semelhança com o carcinoma espinocelular e por poder atingir dimensões grandes, é recomendável o seu tratamento. Se você apresenta uma lesão de crescimento rápido e progressivo, procure um médico dermatologista o quanto antes para uma avaliação.
O tratamento do ceratoacantoma é na maioria das vezes cirúrgico. Em pacientes que não podem se submeter à cirurgia, pode ser usado tratamento com injeção local de substâncias que interrompem o crescimento tumoral, levando à sua regressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário