sábado, 18 de julho de 2009

Disidrose

O que é?
Doença de causa desconhecida devida provavelmente à retenção de suor entre as células da epiderme (camada mais superficial da pele). Alterações climáticas e estresse emocional têm sido relatados como prováveis fenômenos desencadeantes.
Manifestações clínicas
A doença atinge as mãos e os pés, iniciando com coceira e formação de vesículas (pequenas bolhas) endurecidas semelhantes a grãos de sagu, atingindo principalmente a face lateral dos dedos, as palmas das mãos e as plantas dos pés. A coceira pode ser intensa e o ato de coçar rompe as bolhas que eliminam líquido transparente.
O quadro ocorre em surtos que se repetem e duram de uma a duas semanas, com o ressecamento das bolhas e descamação nos locais atingidos. As lesões podem ocorrem em pequeno número mas em alguns casos tomam toda a superfície das mãos ou pés.
Quadros semelhantes são as erupções disidrosiformes, que podem ter como causa micoses ou processos alérgicos de contato ou alergia medicamentosa. Nestes casos, eliminando-se a causa as lesões tendem a desaparecer.
Tratamento
O tratamento é feito com medicações de uso local que ajudam a aliviar a coceira, evitar infecções secundárias e aceleram a evolução natural do processo. Deve ser indicado por um médico dermatologista de acordo com cada caso.

4 comentários:

  1. OLA MEU NOME É MANNOEL DE MATTIAS , SOFRI COM ESSA DOENÇA 3 ANOS DE MINHA VIDA APARECEU DO NADA E POR UMA COINCIDENCIA DESAPARECEU , TIVE UMA INFECCAO POR FUNGO NA REGIAO DA VIRILHA E FUI AO MEDICO E ELE ME RECEITOU UM REMEDIO CHAMADO FUNGONAX- ITRACONAZOL 100MG , DEPOIS DE ALGUNS DIAS AS BOLHAS COMEÇARAM A DESAPARECER COMO MILAGRE SUMIRAM TODAS E JA ESTOU A QUASE UM ANO SEM ELAS POIS INCOMODAVAM DEMAIS , NAO SEI SE FOI POR ACASO MAS DESAPARECERAM .... SE PUDER AJUDAR ALGUEM COM ESSA INFORMACAO FAREI A MINHA PARTE , PQ FUNCIONOU MESMO ....... GRACAS A DEUS .... ATÉ MAIS A TODOS .......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mannoel, gostaria de saber qual a dosagem você utilizou e por quantos dias. Obrigada.

      Excluir
  2. Pessoal....meu marido sofre de desidrose desde que nasceu...hj ele tem 25 anos e todo ano sai, e ele não consegue nem andar....peço pelo amor de Deus...me ajudem a ajudá-lo...desde nenem ele foi tratado por acido urico e psoriase...so qdo conheci ele que descobri que era desidrose....se alguem puder me ajudar meu e-mail e esse nevicentini@gmail.com
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. oi meu filho de 6 anos tem desidrose oque faço para cura??

    ResponderExcluir