segunda-feira, 20 de julho de 2009

Faringite

A faringite é uma inflamação da faringe (área da garganta que está situada entre as amígdalas e a laringe). A doença pode tanto ser o primeiro sintoma de um simples resfriado quanto de um problema mais grave, como uma virose chamada mononucleose, muito comum em crianças. A faringite pode ocorrer em infecções virais (p.ex., resfriado comum, gripe e mononucleose infecciosa) e em infecções bacterianas (p.ex., faringite estreptocócica) e por doenças sexualmente transmissíveis (p.ex., blenorragia [gonorréia]). Os sintomas, que incluem a dor de garganta e a dor à deglutição, são semelhantes tanto na faringite viral quanto na bacteriana. Em ambas, a membrana mucosa que reveste a faringe pode estar discreta ou intensamente inflamada e recoberta por uma membrana esbranquiçada ou uma secreção purulenta. A febre, o aumento dos linfonodos do pescoço e o aumento da contagem de leucócitos no sangue caracterizam tanto a faringite viral quanto a bacteriana, mas podem ser mais prondunciados na forma ba Esta afecção freqüentemente se estende também às amígdalas, denominando-se faringoamigdalite. Em geral, é uma infecção viral que começa o ataque, predispondo a colonização e infecção por bactérias. Os vírus implicados com maior freqüência são os rinovírus, corona vírus, adenovírus, influenza e para influenza. Entre as bactérias destacam-se o estreptococo beta-hemolítico, o pneumococcus, o mycoplasma pneumoniae, o staphylococcus aureus e o haemophilus influenzae. A porta de entrada é a oral, pela veiculação dos agentes causadores através das gotinhas de flügge, isto é, salpicos de saliva que as pessoas eliminam ao falar, tossir ou espirrar. A faringoamigdalite é uma das infecções mais comuns em crianças entre os 4 e os 15 anos de idade, sobretudo nos primeiros anos escolares.
Tratamento
Os analgésicos comuns, as pastilhas para a garganta ou o gargarejo com água morna e sal podem aliviar o desconforto da garganta, mas a aspirina não deve ser utilizada em crianças e adolescentes com menos de 18 anos devido ao risco da síndrome de Reye. Os antibióticos não são úteis quando a infecção é viral, mas podem ser prescritos quando o médico suspeita fortemente que a infecção é de origem bacteriana. Caso contrário, nenhum antibiótico é administrado até os exames laboratoriais confirmarem um diagnóstico de faringite bacteriana. Quando os exames indicam que a faringite é causada por uma infecção estreptocócica (faringite estreptocócica), o médico prescreve a penicilina, normalmente sob a forma de comprimidos, para erradicar a infecção e prevenir complicações como a moléstia reumática (febre reumática). Os indivíduos alérgicos à penicilina devem utilizar a eritromicina ou um outro antibiótico.
'Dois Tipos de Faringite
Faringite Viral Usualmente, não há secreção purulenta na garganta Febre baixa ou ausência de febre Contagem de leucócitos normal ou discretamente elevada Linfonodos normais ou discretamente aumentados Exame do swab da garganta negativo Ausência de crescimento de bactérias na cultura laboratorial
Faringite Bacteriana Secreção purulenta na garganta muito comum Febre leve a moderada Contagem de leucócitos no sangue discreta a moderadamente elevada Linfonodos discretamente a moderadamente aumentados Exame do swab da garganta positivo para a faringite estreptocócica Crescimento bacteriano na cultura laboratorial
Os sintomas : Os sintomas da faringite são a sensação de "garganta arranhada", febre, pus na garganta, dor de ouvido e dificuldade para engolir. .
Agentes A faringite que acontece subitamente, também chamada de "faringite aguda", pode ser causada por bactérias ou por vírus. Já a faringite que dura um longo tempo, chamada de "faringite crônica", ocorre quando uma infecção se "espalha" de outro lugar (como o nariz) para a faringe.
Prevenção Não fumar, não permanecer em ambientes poluídos, não dividir copos e talheres. Complicações A doença pode evoluir para infecções mais graves, como a meningite.

Um comentário: