sábado, 18 de julho de 2009

Miíase furunculóide (berne)

O que é?
Doença parasitária provocada pela larva da mosca Dermatobia hominis. A larva da mosca penetra na pele do hospedeiro, que pode ser o homem ou outros animais, onde vai se desenvolver.
Manifestações clínicas
Após a penetração, começa a formar-se uma lesão nodular, avermelhada, com um orifício central, por onde é eliminada secreção aquosa (exsudato), levemente amarelada ou sanguinolenta. Podem ser uma ou mais lesões e atingir qualquer área da pele, inclusive o couro cabeludo. A doença provoca dor em fisgada e, em alguns casos, coceira.
Uma característica clínica que define o diagnóstico pode ser notada observando-se atentamente o orifício central da lesão. De tempos em tempos a larva sobe ao orifício para respirar e esta movimentação pode ser percebida claramente. Com a evolução, que pode durar entre 30 a 70 dias, a larva tende a deixar o orifício.
Pode ocorrer infecção secundária bacteriana, aumentando a inflamação e levando à formação de abscesso ou erisipela.
Tratamento
O tratamento consiste na retirada mecânica da larva, que pode ser conseguida através da expressão da lesão e pinçamento da mesma, o que pode ser difícil de se conseguir. Muitas vezes, é necessário realizar uma incisão para alargar o orifício e visualizar melhor a larva.
Um "tratamento tradicional" muito empregado em localidades rurais é a colocação de um pedaço de toucinho sobre a lesão por algumas horas. Impedida de respirar pelo toucinho, a larva tende a penetrar neste, deixando a pele do hospedeiro.
A ivermectina, medicamento tomado por via oral, também pode ser utilizada e a dose deve ser ajustada, de acordo com o peso do paciente, pelo médico dermatologista.

4 comentários:

  1. gostei muito da materia sobre a miafise furunculoide.
    porem,se acrecentassem videos ou ate mesmo fotos, deixaria mass claro a identificaçao e a explicaçao da doença.

    ResponderExcluir
  2. eu fiquei uns trinta dias achando que era furunco e depois abafei com fumo e microporosa e o bicho sai para respirar achei que era phus mas nao era era um bichinho de um centimetro eu ainda corro o risco algum baxoequipamentos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Mais isso só ocorre no caso de feridas, ou a mosca pousa em uma pele saudavel e coloca os ovos e etc... Não entendi? Vi algumas aqui em casa e nem consigo dormir direito com medo e aqui é tudo limpinho, o que eu faço para evitar?
    Abr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não só em feridas,meu filho tem 3 anos e teve um na cabea e não tinha nenhum ferimento.....

      Excluir