sábado, 18 de julho de 2009

Pitiríase liquenóide aguda e crônica

O que é?
Trata-se de uma vasculite (inflamação de vasos sanguíneos da pele). A causa da doença é desconhecida e também é conhecida como parapsoríase em gotas. Apresenta 2 formas clínicas: uma forma aguda (também chamada de doença de Mucha-Habermann) e uma forma crônica.
Manifestações clínicas
Pitiríase liquenóide e varioliforme aguda ou doença de Mucha-Habermann: atinge o tronco e os membros e, geralmente, não afeta a face. Forma na pele lesões pequenas (em gota), pouco elevadas, de cor rósea, que sofrem necrose (morte celular) e evoluem para formação de crostas. Estas, ao serem eliminadas, podem deixar pequenas cicatrizes deprimidas ou manchas brancas.
A doença manifesta-se em surtos e, simultaneamente, encontram-se lesões em diferentes estágios evolutivos. O surgimento pode, em alguns casos, ser precedido por febre e sintomas gerais (cansaço, dor de cabeça, dores articulares). A pitiríase liquenóide aguda pode regredir espotaneamente em semanas ou meses.
Pitiríase liquenóide crônica ou parapsoríase em gotas crônica: as lesões tem características semelhantes à da forma aguda, porém não evoluem para a necrose e formação de crosta. Na superfície das lesões elevadas, róseas e pequenas, forma-se apenas descamação. Estas lesões podem persistir individualmente por semanas, quando começam a regredir, deixando manchas que, em geral, desaparecem com o tempo. Este processo persiste por anos, com formação e regressão de novas lesões.
Tratamento
Os tratamentos ainda não eliminam definitivamente a doença mas podem trazer melhoras clínicas. A exposição à radiação ultra-violeta do sol, o uso de alguns antibióticos, corticosteróides e imunossupressores têm demonstrado resultados favoráveis e devem ser indicados de acordo com cada caso pelo médico dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário