sábado, 18 de julho de 2009

Tinea inguinal ("micose da virilha, jererê")

O que é?
A tinea inguinal (ou tinea crural), micose que atinge a região da virilha, é causada pelo crescimento, nesta região, de fungos do gênero dermatófitos ou pela levedura Candida albicans. A anatomia da virilha favorece o crescimento destes microorganismos, devido à escuridão, calor e umidade características desta área do corpo.
Durante o verão, com o aumento do suor ou o uso de roupas de banho molhadas durante muito tempo, a umidade local aumenta ainda mais, o que torna este tipo de micose mais frequente nesta época do ano. A tinea inguinal é confundida com alergia ao tecido elástico das roupas de baixo ou de banho. Na verdade, o uso de tecidos sintéticos favorece o crescimento da micose por dificultar a evaporação do suor.
Manifestações clínicas
A doença se manifesta pela formação de manchas avermelhadas, úmidas ou descamativas, geralmente acompanhadas de muita coceira. Atingem a região da virilha mas podem se alastrar até as nádegas e o abdomem.
Quando o fungo responsável é o dermatófito, as lesões apresentam bordas bem delimitadas, em geral descamativas, que vão crescendo de forma centrífuga (foto abaixo).
Quando o responsável é a Candida albicans (candidíase), forma-se área avermelhada e úmida, que se expande por pontos periféricos à área mais afetada (foto abaixo).

Tratamento
Para evitar a tinea inguinal dê preferênica ao uso de roupas frescas, principalmente nos meses mais quentes do ano. Use roupas de baixo de algodão, evitando as de tecido sintético, e evite ficar com roupas de banho molhadas por muito tempo.
O tratamento da micose pode ser feito com medicamentos de uso tópico ou via oral, o que vai depender da extensão da doença. Procure um dermatologista aos primeiros sintomas sem usar nenhuma medicação, pois elas podem mascarar o aspecto da doença, dificultando o diagnóstico correto e a indicação do medicamento mais apropriado para cada caso.

2 comentários:

  1. O ano passado fiquei com essa doença ,o medico me passou novacort creme ,aliviou mas nao curou totalmente.Fiquei pensando aonde peguei essa droga ,sou super limpa e cuidadosa com tudo , mas tive ums gringos aqui em casa e eles lavaram roupa na minha maquina, será que ela ficou contaminada?Estou usando lisoforme nas roupas mas ainda nao fiquei curada.Alquem ai tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  2. finalmente acho que me curei...usei sabonete de enxofre no banho,talco Alívio nas roupas e nas virilias.Lavei as roupas e fervi as toalhas de banho.Lavei as roupas e usei Lisoforme para enxaguar.Tomei 1 comprimido de Itraconazol durante 21 dias seguidos.Continuo usando o talquinho Alivio ,fervendo as toalhas e usando Lisoforme nas roupas de cama.

    ResponderExcluir